top of page

Prefeitura Municipal de Santos faz alerta contra Dengue, Zika e/ou Chikungunya

  • Foto do escritor: Oceano Soluções Ambientais
    Oceano Soluções Ambientais
  • 19 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2024


Dengue em Santos


Através de seu site e meios de comunicação, a Prefeitura alerta a população sobre os cuidados para evitar a Dengue, Zika e/ou Chikungunya.


 

PRINCIPAIS CUIDADOS:


- REALIZE, SE POSSÍVEL, A DEDETIZAÇÃO

- LAVE COM ESCOVA E SABÃO POR DENTRO OS UTENSÍLIO

- GUARDAR ÁGUA COMO JARRAS, BALDES E GARRAFAS

- REMOVA FOLHAS E SUJEIRA QUE POSSAM IMPEDIR A ÁGUA DE FLUIR PELAS CALHAS

- NAO DEIXE A ÁGUA ACUMULAR SOBRE A LAJE

- SE NÃO COLOCOU AREIA E ACUMULOU ÁGUA NO PRATINHO DA PLANTA LAVE COM ESCOVA ESABÃO

- MANTENHA A CAIXA D'ÀGUA SEMPRE FECHADA COM TAMPA ADEQUADA

- MANTENHA O LIXO BEM FECHADO E LONGE DO ALCACE DE ANIMAIS ATÉ O RECOLHIMENTO


A Oceano Soluções Ambientais (Dedetizadora) está disponível para lhe auxiliar na eliminação destas e outras pragas!



A SEGUIR MAIS DICAS E ORIENTAÇÕES 


RECONHEÇA O AEDES:

 

O mosquito é estritamente urbano e bastante adaptado ao ambiente doméstico. Mede aproximadamente um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas patas. Como voa baixo, pica com mais frequência pés e tornozelos. O mosquito tem uma substância anestésica na saliva, por isso, na maioria dos casos, as pessoas não percebem o momento em que foram picadas. Os ovos são depositados em locais com água parada, ambiente ideal para que, após a eclosão as larvas se desenvolvam. A limpeza é extremamente importante mesmo em locais secos.


 

DENGUE:

 

Definição: Dengue é uma doença febril aguda, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Existem 4 tipos de vírus da dengue, DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Pacientes com comorbidades (diabetes, hipertensão) e extremos de idades (idosos, crianças) tem um maior risco de agravamento.

 

Exame: Deve ser feito o hemograma para controle laboratorial, controlar risco de sangramento, desidratação. Porém a dengue só é confirmada através da SOROLOGIA (IgM) que deve ser coletada após o 6º dia de início de sintomas.

 

Tratamento: Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: Fazer repouso;

Ingerir bastante líquido (água); Não tomar medicamentos por conta própria; Anti-inflamatórios não Esteroidais e salicilatos (AAS) são contra-indicados na suspeita de dengue.

 

ZICA:

 

Definição: A febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril aguda, autolimitada, com duração de três a sete dias, geralmente sem complicações graves e assintomáticas em mais de 90% dos casos. Porém há registro de manifestações neurológicas, além de causar a microcefalia. A principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti, porém pode ocorrer pela forma sexual, congênita e transfusão sanguínea. Uma vez infectada a pessoa tem imunidade permanente. O zíka vírus tem sua circulação detectada no município de Santos desde 2016.

 

Exame: RT-PCR- até 3º dia de início de sintomas. Critério: Gestante com exantema, Paciente com quadro neurológico (Sind. Guillain Barré), Suspeita de Microcefalia (pós-parto – mãe e bebe- ou intrauterino- mãe); RT-PCR – até 8º dia de início de sintomas (Urina, liquido amniótico, liquor)

Critério: Gestante com Exantema, Suspeita de Microcefalia, quadro neurológico. Para população fora desses criterios, o único meio de diagnóstico é por clínico-epidemiológico, ou seja, verificar se os sintomas são compativeis com a doença e descartar ou confirmar o caso.

 

Tratamento: O tratamento do Zika Vírus é feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos e antitermicos para controle da febre e da dor. No caso de sequelas mais graves, como doenças neurológicas, deve haver acompanhamento médico para avaliar o melhor tratamento a ser aplicado.

 

CHIKUNGUNYA:

 

A Febre pelo vírus Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Em Santos a circulação viral desse vírus teve inicio em 2016, tornando o município endêmico para essa doença.

 

Exame: Sorologia (IgM) a partir do 6º dia de início de sintomas. Exames laboratoriais específicos para controle da doença (hemograma, etc).

 

Tratamento: O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos, antitermicos, antinflamatórios para aliviar febre e dores e Hidratação sempre. Em caso de sequelas e cronicidade da doença é indicado tratamento com Reumatologista.

Comments


Entre em contato
bottom of page